O que faz um homem sair de Goa, no início do século XX e vir para Lisboa, tirar o curso de Medicina e abraçar a carreira naval, desempenhando funções de direcção, inovação e invenção, sempre norteado pelos valores da ética, da verticalidade e da lealdade, para com os colegas e para com o país?
O que faz um homem escrever, investigar, tornar-se um dos maiores especialistas em medievalismo italiano? Ou, fosse como director do Hospital da Marinha, ou do Instituto de Antropologia Criminal, ou como secretário-geral da Sociedade de Geografia, ter sempre decidido empreender, mudar, inovar? E o que faz um homem ter à flor da pele a sua sensibilidade afectiva, amar a mulher, a filha e os netos, ter ideias políticas e religiosas que assumiu, fundamentou, e ter estado em campanhas de guerra, em África e em França, ou na implantação da República? 

Este livro, baseado nas "Memórias" e outros documentos que o meu Avô escreveu e deixou, complementado por um trabalho de investigação, pretende homenagear um homem - que foi meu Avô, mas que foi, principalmente, um exemplo de como se pode ter um percurso de vida rico, sofrido, com dúvidas e certezas, mas com as virtudes de carácter que, no fundo, todos deveríamos ter.

 

Mário Cordeiro

 


Título: Júlio Gonçalves - De Goa a Lisboa

Autor: Mário Cordeiro

Colecção: Não Ficção

Nº de páginas: 392

Ano de edição: 2013

Formato: 150 x 235 mm

Acabamento: brochado

ISBN: 978-989-98233-5-8

Código editor: 1.03.002

PVP: 19,95€

Leia um excerto do livro



Outros livros que lhe poderão interessar

Junte-se a nós no facebook e twitter